domingo, 23 de março de 2014

PALCO E PLATEIA

A brincadeira virou objeto de estudo no trabalho e constatei, não sei se triste ou feliz, que fui uma criança-espectadora. Os colegas relatam contentes suas infâncias de pés descalços, subidas em árvores, elásticos e queimada nas calçadas até que os chamassem para se lavar e jantar. Eu não precisava que ninguém gritasse meu nome ou me botasse para dentro. Eu já estava lá. Lendo, imaginando, enfileirando as bonecas e dramatizando o meu estar-lá-fora. Eu não me aventurava. Era uma criança de “assistimentos”. Uma criança que imaginava, uma pré-adolescente que lia _às vezes mais de um romance por dia - e, na juventude, fazia-me de cupido para as amigas. Sempre espectadora,  escrava do medo que me aprisionava às letras. Lendo, eu poderia ser quem quer que fosse. Escrevendo também. Comprei a minha liberdade com o bilhete que me dava cadeira para assistir minha própria vida. Encenei. Hoje, quando falo em público, mal acredito que quem esteja lá seja mesmo eu. Subo no palco. Mas na plateia, ainda vejo, na última fila, a imagem de mim mesma. Sentada, assistindo, espectadora do meu próprio milagre.

Nenhum comentário: