domingo, 20 de julho de 2014

MAIS DO QUE UMA SIMPLES CURTIDA

Amigos são muito mais do que aquele número que você tem na sua página do Facebook. Mais do que um conjunto de fotos curtidas. Mais do que aqueles muitos comentários quando você publica uma foto nova. Mais do que inúmeras mensagens que deixam na sua linha do tempo no dia do seu aniversário. O verdadeiro amigo é analógico, não digital. É aquele que, mesmo um usuário frequente da tecnologia, prefere te ver no dia do aniversário, te liga quando teu filho cai doente, te abraça na hora da perda e não precisa de cerimônia pra entrar na tua casa. Vale a pena tê-lo na agenda do seu celular, ou melhor, vale a pena guardar seu número na agenda da memória, de cor, vale um espaço no chip e outro no coração. Neste dia do amigo eu desejo que você consiga transformar (não digo todos)  os seus amigos virtuais em amigos de verdade, daqueles que valem mais do que apenas uma curtida. 

terça-feira, 8 de julho de 2014

AS GUARDADAS

Ele tinha um lugar especial para guardá-las. Ninguém mexia. Escondido. Era seu esconderijo secreto.. Às vezes escolhia as mais bonitas e coloridas para serem levadas a passeio. Desvendava-lhes os códigos e aparava as arestas. E tchau, não olhava mais para a cara delas. Fim. As guardadas também não procurava muito. Elas lhe faziam mal. Era melhor passear com os filhos no parque. Elas não ligavam mais, pois não tinha mais telefone. Aparelho inoportuno! A mulher achou esquisita aquela decisão, mas respeitou. Ele só não contava que dentre os achados e perdidos as tais fossem resgatadas logo por quem. Abriu a porta quando marido  não estava em casa e finalmente as encontrou. Estavam todas lá, imóveis. A maioria branca porque nas  coloridas ele já tinha dado fim. Ela não acreditou. Fez as malas e colocou na porta. Assim já era demais. Escondê-las todas, assim, sem piedade? Qualquer mulher jamais perdoaria! Imaginou que a sogra era cúmplice. Como só ela não pôde perceber? Levou-as para fora. Sem dó lhes banhou a álcool e ateou fogo. Só restaram cinzas. De algumas ela ainda ousou fitar-lhe as bordas e encontrou a data de vencimento: dezembro do ano passado. Era o fim da picada.

sexta-feira, 4 de julho de 2014

PELO DIREITO DE CHORAR

Cocktail Party
(Mário Quintana)
Não tenho vergonha de dizer que estou triste,
Não dessa tristeza ignominiosa dos que, em vez de se matarem, fazem poemas:
Estou triste por que vocês são burros e feios
E não morrem nunca...
Minha alma assenta-se no cordão da calçada
E chora,
Olhando as poças barrentas que a chuva deixou.
Eu sigo adiante. Misturo-me a vocês. Acho vocês uns amores.
Na minha cara há um vasto sorriso pintado a vermelhão.
E trocamos brindes,
Acreditamos em tudo o que vem nos jornais.
Somos democratas e escravocratas.
Nossas almas? Sei lá!
Mas como são belos os filmes coloridos! (Ainda mais os de assuntos bíblicos...)
Desce o crepúsculo
E, quando a primeira estrelinha ia refletir-se em todas as poças d'água,
Acenderam-se de súbito os postes de iluminação!

Outro dia alguém publicou nas redes sociais uma  lista de coisas maravilhosas e uma delas era: “Não lembrar a última vez que chorou”. Achei péssimo. Como alguém pretende viver com um mínimo de humanidade se não lembra a última vez que chorou? Eu lembro. Foi ontem. E não me acho a última das criaturas por isso, muito pelo contrário. Chorar faz parte da natureza humana. Se choro é porque sou transparente, sincera e corajosa, não sou hipócrita de ficar o tempo dizendo que estou transbordando de felicidade quando não estou. Choro na frente das minhas filhas, sempre, sem medo de demonstrar fraqueza, e daí? Quem nunca foi fraco? Todo mundo posta que está sempre feliz na rede, que é forte, otimista cem por cento, tudo bem. Mas eu não acredito neles. Quem nunca escutou esta pérola? ”Todo mundo tem problemas, precisa ver minha colega, consegue falar disso sempre rindo.” Não admiro nem um pouco este tipo de pessoa, é muito mais humano mostrar que você chora, que sabe aceitar o luto para que possa depois viver a alegria, só que uma alegria inteira, de verdade. Que sociedade é essa que só valoriza o sorriso? Eu agradeço a Deus todas as vezes que chorei, pois me sinto mais GENTE quando faço isso...Deve ser problemático alguém que não consegue chorar. Não é da natureza humana. Mas as pessoas não querem mais perder tempo consolando amigos, então condenam toda a espécie de sofrimento. Falta paciência em escutar, tempo pra telefonar (melhor postar um comentário), disposição para ajudar e coragem de admitir que também sofre. Se no momento mais importante eu não falei pessoalmente, é porque não sou amigo. Recadinho pela internet nunca vai substituir aquele amigo que liga, que ajuda, que se preocupa, que não acha bobeira o que você está passando. E daí que os outros têm problemas maiores? Eu levanto esta bandeira: Quero ter o direito de chorar!